Dizem que a única coisa permanente neste mundo é a mudança. Isso é verdade para os lugares históricos que frequentemente passam despercebidos, mas as pessoas não percebem que muitas coisas foram acrescentadas, removidas, aprimoradas ou destruídas ao longo dos anos. Os seres humanos têm sido absorvidos por suas vidas e falham em notar as alterações em seu entorno. Felizmente, existe algo chamado "retratografia", comumente conhecido como os instantâneos "antes e agora" de lugares com muitos anos de diferença entre eles. Vamos ver como os locais históricos mudaram, para melhor ou para pior!
Templo Maia de Kukulcán - 1892 x 2020
Era uma vez, o famoso Templo Maia de Kukulcán em Chichen Itza não exibia a magnificência que as pessoas conhecem hoje. A estrutura estava quase inteiramente encoberta por arbustos, mas essa imagem há muito foi apagada de nossas mentes.
Foi reconhecido como um Patrimônio Mundial da UNESCO em 1998 e declarado uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo em 2007. Acredita-se que tenha sido construído nos anos 400 d.C., o templo em forma de pirâmide ergue-se quase a 30 metros de altura
Dubai - 1985 x 2016
Quando se fala em cidades desenvolvidas no Oriente Médio, Dubai está no topo da minha mente. Fundada em 1833, a nação não era tão próspera como é hoje. Segundo a Conde Nast, havia apenas um arranha-céu em 1991, mas isso se expandiu para mais de 200 muitos anos depois e estas imagens resumem isso.
A urbanização certamente desempenhou seu papel na modernização da cidade, que é lar da Palm Jumeirah, a maior ilha artificial do mundo. É tão massiva que pode ser vista do espaço.
Los Angeles – 1901 x 2001
Quando as pessoas falam sobre Los Angeles, imediatamente pensam nas movimentadas ruas, palmeiras e altos edifícios. Em 1901, a cidade não possuía muitas estruturas, muito distante do que é hoje. Com o tempo, a metrópole ganhou sua reputação de ser um local de classe mundial, depois de ter sido vista apenas como uma grande aldeia.
Infelizmente, Los Angeles tem sofrido com a neblina fotoquímica desde a década de 1940, talvez devido à superpopulação, à geografia e ao clima. No entanto, o governo promulgou leis para enfrentar esse problema.
Edifício Flatiron - 1917 x 2012
O Edifício Flatiron é uma estrutura em forma de triângulo que se encaixa na propriedade em forma de cunha em uma interseção. Com 94 metros de altura, a estrutura de 22 andares foi erguida em 1902 e se tornou popular por sua forma peculiar. No entanto, devido à sua construção não convencional, as pessoas estavam preocupadas com sua segurança.
Bem, ele permanece uma magnífica estrutura até hoje e se tornou uma atração turística. Sua popularidade também atraiu empresários na área. Como pode ser visto nessas imagens, alguns edifícios adicionaram alguns andares, mas muitas coisas permaneceram inalteradas.
Chernobyl – 1964 x 2011
A explosão da usina nuclear de Chernobyl em 1986 deixou o local inabitável. Devido às partículas radioativas que se dispersaram na área e nas cidades vizinhas, os cidadãos foram evacuados às pressas da área chamada zona de exclusão. A zona de exclusão inclui a cidade de Pripyat, onde este estabelecimento outrora próspero chamado Lazurny estava cheio de clientes.
Localizado ao lado de uma escola, este estabelecimento tinha piscinas para os hóspedes desfrutarem. Infelizmente, agora é um lugar abandonado que muitas vezes é fotografado por seu fator sinistro.
Rua Lombard, São Francisco - 1922 x 2018
São Francisco, na Califórnia, é lar de algumas das paisagens mais belas do mundo, incluindo a Ponte Golden Gate. A Rua Lombard, uma estrada sinuosa, também é famosa por suas curvas em cotovelo que parecem impossíveis de serem dirigidas. Apelidada de rua mais sinuosa do mundo, este marco é emoldurado por paisagismo intricado e mansões que atraem ainda mais turistas.
Foi desenvolvida na década de 1920, depois que os residentes expressaram preocupação com os pedestres devido aos perigos da inclinação acentuada da estrada. Felizmente, ela se tornou um local famoso na cidade.
Tóquio – 1945 x 2016
Uma das fotos parecia ter saído de um filme distópico, enquanto a outra parecia ter sido retirada de uma criação de Lego. O Japão é um dos países mais desenvolvidos da Ásia, que tem pelo menos 37 milhões de residentes e essas imagens de Tóquio são prova disso.
Originalmente chamada de Edo, a capital do Japão tem a interseção mais movimentada, conhecida como Shibuya Crossing, onde cinco faixas de pedestres estão situadas. A cidade é altamente urbanizada e desenvolvida, a ponto de se tornar a primeira nação fora dos Estados Unidos a ter sua própria Disneylândia.
Monte Rushmore - 1922 x 2018
Quando as pessoas pensam nos Estados Unidos, a primeira coisa que lhes vem à mente é a Estátua da Liberdade. No entanto, outro símbolo reconhecível da nação é o Monte Rushmore, que apresenta quatro presidentes: Abraham Lincoln, Thomas Jefferson, George Washington e Theodore Roosevelt. Mas este monumento não surgiu da noite para o dia.
Na verdade, ele recebeu o nome de Charles E. Rushmore, que viu o local e ficou impressionado com o pico de granito. Gutzon Borglum tinha muitas ideias para o projeto, alterando seus modelos nove vezes antes do produto final.
Universidade de Montana - Década de 1860 x 2018
A Universidade de Montana ergue-se em Missoula, Montana, nas terras onde os povos indígenas costumavam acampar. Embora uma estrutura tenha sido erguida na área, o que não mudou é o cenário pitoresco de uma encosta com estrias distintas.
Isso ocorre porque costumava haver um lago lá, onde as ondas cortavam os terraços, resultando nas faixas de praia, que também simbolizavam as mudanças de nível ao longo dos anos. Os habitantes, é claro, também se foram do local.
Rio de Janeiro – 1880 x 2020
Não é segredo que a vida era mais simples no passado e isso era verdade para todos os países. No Rio de Janeiro havia menos estruturas e carros. No entanto, o mais notável é a estátua do Cristo Redentor no topo do Monte Corcovado.
A colossal estrutura, talvez o símbolo mais reconhecível do país sul-americano, tem 30 metros de altura. O engenheiro Heitor da Silva Costa foi creditado pelo projeto e iniciou a construção em 1926.
Lincoln Memorial - 1922 x 2016
O Lincoln Memorial, construído em 1922, continua a ser um dos marcos mais icônicos dos Estados Unidos, pois é um local histórico muito visitado. Foi erguido em homenagem ao 16º presidente, Abraham Lincoln, o homem nas notas de 5 dólares.
Embora os turistas frequentemente tenham como cenário pitoresco as fontes d'água em frente ao monumento, nem sempre foi assim. No passado, o Lincoln Memorial estava cercado por campos com gramados e muita coisa mudou. Além disso, os visitantes provavelmente não percebem que as paredes se inclinam para dentro!
Muro de Berlin – 1989 x 2020
As crianças não vivenciaram a visão deste muro, chamado Muro de Berlim, construído entre o leste e o oeste de 1961 a 1989. Com 43 quilômetros de extensão, a estrutura era a resposta às tentativas de fuga, especialmente porque havia cães de ataque por perto.
Segundo a história, houve 5.000 tentativas bem-sucedidas, mas 140 pessoas foram mortas ao tentar escapar. Devido ao sucesso de demonstrações massivas, o Muro de Berlim foi destruído. Hoje, os turistas podem ver paralelepípedos exatamente onde o muro costumava estar.
Grande Carvalho em Thomasville, Geórgia - 1895 x 2020
Embora muitos itens nesta lista mostrem o quão drásticas as mudanças podem ocorrer ao longo do tempo, as fotos do grande carvalho em Thomasville, Geórgia, provam que outras coisas permanecem iguais. Por mais de 300 anos, os galhos da árvore continuam a crescer em direções diferentes.
Como um Carvalho-Vivo, a árvore teve múltiplos galhos caindo e eventualmente quebrando devido ao seu peso. Sua localização em uma interseção era desvantajosa, pois motoristas descuidados também colidiram com ela, mas ela sobreviveu.
Porto de Nova Iorque - 1937 x. 2017
Considerado um dos maiores portos do mundo, o Porto de Nova Iorque oferece uma vista deslumbrante da selva de concreto, tanto no passado quanto no presente. Também proporciona um momento de tranquilidade em meio ao agitado barulho da cidade.
Muitas pessoas passam muito tempo pescando por lazer, pois há muitos bluefishes e striped bass. Infelizmente, devido aos negócios de transporte, a poluição da água se tornou um problema persistente. Um estudo de 2019 mostrou que a área da Baía de Nova Iorque inferior possui a melhor qualidade de água.
Parques Nacionais - 1903 x 2018
Muitos lugares ao redor do mundo anseiam por vastos, belos e sagrados parques nacionais, cordilheiras e florestas. Aqueles que cresceram cercados por tais maravilhas podem dar isso como certo. O 26º presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, pode ter sido muitas coisas, mas ele compreendeu o valor intrínseco de preservar os parques nacionais.
Seu legado de proteção dos recursos naturais, florestas, parques e terras públicas viu os Estados Unidos preservarem mais de 220 reservas nacionais. Sua iniciativa protegeu mais de 230 acres de terras públicas e esses tesouros não podem ser prejudicados.
San Diego – 1927 x 2020
Assim como a maioria dos estados, San Diego tornou-se repleta de casas. A partir dessas imagens, podemos perceber que a água parece ter sido afastada para acomodar espaços maiores para os residentes.
De maneira impressionante, o que permaneceu o mesmo é a estrutura da missão espanhola no centro! San Diego é mais do que suas praias intocadas; também é elogiada por suas focas do porto. As criaturas mantiveram uma colônia na Praia da Piscina das Crianças em La Jolla desde a década de 1990, então é normal vê-las em um dia típico.
Placa de Hollywood – 1920 x 2020
Os ávidos espectadores de TV e cinema provavelmente estão familiarizados com esta placa, pois ela foi apresentada muitas vezes. Situada no Monte Lee, nas colinas de Hollywood, originalmente dizia "Hollywoodland", que era destinado a ser um anúncio para um empreendimento imobiliário na década de 1920.
Na década de 1940, a placa removeu a palavra "Land" depois que os desenvolvedores a doaram para a cidade, que então a renovou e deu-lhe uma reforma necessária. Quando as letras começaram a deteriorar nas décadas seguintes, Hugh Hefner buscou a ajuda de outras celebridades para salvar a placa.
Avião de Pablo Escobar na Água Salgada - 1985 x 2020
Fotos de antes e depois às vezes nos mostram coisas surpreendentes que talvez nem manifestem a passagem do tempo quando olhamos ao redor. Ao olhar para essas fotos, pode ser confuso como as coisas não mudaram muito desde que um dos aviões de contrabando de Pablo Escobar afundou em água salgada em 1985.
A imagem de 2020 mostra o Curtiss C-46 Commando, o avião de transporte de negócios de Escobar, deitado perto da ilha Norman's Cay, nas Bahamas. Como os metais são naturalmente suscetíveis à corrosão, a água contendo sal dissolvido acelera o processo, como neste caso.
Praga – 1910 x 2020
Praga é lar de algumas das ruas mais belas do mundo, incluindo a rua Nerudova, como vista nestas imagens. É incrível como os cidadãos conseguiram mantê-la quase a mesma ao longo de muitas décadas, o que é uma das razões pelas quais os turistas se dirigem para esta área.
Fundada em 1267 por Přemysl Otakar II, a Nerudova costumava se chamar Rua Ostruhová. PragueHere observou que ela foi renomeada em homenagem ao famoso escritor Jan Neruda, com sua casa chamada "Na Duas Sóis".
Praça da Cidade, Uelzen, Alemanha - 1945 x 2021
Imagine um lugar onde você viveu toda a sua vida, que anteriormente foi ameaçado ou devastado por algo como a guerra. Isso é exatamente o que aconteceu há muito tempo, especialmente na Europa, onde tudo parecia estar conectado à terra. Muitas pessoas morreram enquanto magníficos edifícios foram destruídos.
Esta imagem em preto e branco se funde perfeitamente com a imagem de 2021, pois é o mesmo lugar, exceto pela diferença nas linhas do tempo. A imagem anterior foi tirada em abril de 1945, na Batalha do Reno, durante a Segunda Guerra Mundial.
Plutão – 1994 x 2019
Isso não é uma piada. O planeta Plutão costumava ser visto como esta imagem embaçada, quase como uma versão "Minecraft". O Telescópio Espacial Hubble possibilitou ver como era na imagem de 1994, mas ao longo dos anos, passamos a conhecer mais sobre ele, graças a equipamentos melhores.
Segundo a NASA, a agência conseguiu capturar a cor mais precisa de Plutão em 2015, através da sonda New Horizons. A partir da imagem, o "coração" do planeta, Planície de Sputnik, era visível. Curiosamente, o nome Plutão veio de uma garota de 11 anos.
Fazenda da Família - 1900 x 2000
Sempre há lembranças queridas das casas da família, especialmente quando elas permanecem conosco através das gerações com mudanças mínimas. Ao olhar para essas duas imagens, os proprietários devem ter e continuam a ter sentimentos emocionais profundos devido ao seu apego a elas.
Essa propriedade está na família há mais de 125 anos, e curiosamente, a janela acima da porta da frente tem sido o quarto de proprietários de três gerações. Refrescante é ver que o moinho de vento deu lugar a um ambiente verde exuberante.
Kit de Casa Sears - 1919 x 2016
Apostamos que você já ouviu as pessoas dizerem que as coisas não são mais feitas como costumavam ser! Tanto quanto isso pode ser aplicável em muitas situações, talvez descreva melhor habitação e construção. Por quê? Hoje em dia, poucas coisas parecem ser construídas para durar.
A Sears, uma loja de departamento, vendia kits "construa sua própria casa" por meio de seu catálogo, muito parecido com esta casa retratada em 1916. É revigorante ver tais residências ainda de pé e prosperando, embora com pequenas modificações para refletir a modernidade. Isso é o poder de materiais de construção robustos.
Pousada da Cruz Dourada - 1819 x 2021
Alguns lugares no mundo passaram por muitas mudanças, mas conseguiram manter sua aparência original. Por exemplo, na Inglaterra, esse tipo de fenômeno existe na maioria de seus pontos de referência há algum tempo. Um exemplo disso é o Golden Cross Inn.
Esta estrutura lendária em Coventry, mais ou menos manteve sua imagem de 1819, embora com a introdução de uma iluminação elétrica e placas de rua. A maioria das coisas ao seu redor permaneceu a mesma, com algumas modificações.
Portão de Brandemburgo - 1989 x 2022
O mundo que conhecemos hoje passou por eventos históricos que o moldaram, sejam eles bons ou ruins. Um fator histórico definidor foi a queda do Muro de Berlim entre 1989 e 1994, especialmente para os alemães.
As pessoas foram libertadas de ficarem presas em um lado ou outro do muro e agora podiam ver Berlim em toda a sua beleza. O Portão de Brandemburgo foi e ainda é uma das principais atrações da cidade, com esta imagem mostrando sua transformação ao longo dos anos.
Machu Picchu, Peru - 1915 x 2020
A descoberta de lugares únicos em todo o mundo continua, mas aqueles já escondidos são maravilhas por si só. No Peru, as escavações começaram em 1912, levando à descoberta de Machu Picchu por diferentes arqueólogos que continuaram esse trabalho até a década de 1940.
A "cidade perdida" dos Incas é 75% original em sua construção e tem ajudado muitos visitantes a entender melhor a região, sendo o ponto turístico peruano mais visitado. Dado que está localizada a 2.100 metros acima do nível do mar, a área é uma zona de "proibição de voos acima".
Milão, Itália – 1950 x 2021
Você já se perguntou como essas magníficas e grandiosas catedrais, igrejas e edifícios foram construídos? Além disso, os materiais de construção eram mais escassos e menos eficientes do que são agora. Mais surpreendente ainda é a atenção aos detalhes na construção. Milão, na Itália, possui estruturas tão belas.
Embora essas imagens, tiradas com quase 70 anos de diferença, mostrem o mesmo local, os edifícios permaneceram os mesmos, com apenas a estrada de várias pistas passando por algumas mudanças para se tornar uma praça de convívio para o povo. O local é o centro geográfico e social da cidade.
Restauração de Detroit - 1993 x 2021
A era vitoriana da arquitetura afetou profundamente algumas partes do mundo com suas belas casas no estilo vitoriano vistas em várias partes das principais cidades. A estrutura única possui excelentes adornos e, é claro, atenção aos detalhes. Mas mesmo as casas mais meticulosas podem ruir sem restauração.
Entre 1993 e 2021, esta bela casa no estilo vitoriano em Detroit teve a sorte de passar por uma restauração, como mostram as duas imagens. É apenas um dos muitos marcos da reabilitação, com a cidade embarcando na restauração de estruturas históricas que eram uma dor aos olhos em 2022.
"O Café Terraço à Noite" de Van Gogh - 1888 x 2021
Não é todo mundo que pode ser um artista de sucesso, mas algumas obras de arte famosas representam cenas reais de lugares reais. Com isso em mente, tecnicamente qualquer um pode reviver essas pinturas na vida real. Uma dessas pinturas populares é a obra-prima "O Café Terraço à Noite" de 1888 de Van Gogh, pintada em Arles, na França.
A obra de arte real retratava pessoas sentadas e saboreando seu café enquanto Vincent Van Gogh produzia essa incrível obra. É impressionante como a pintura original e a vista recente têm cores semelhantes anos depois.
Corte do Hick, St. Ives, Inglaterra - 1888 x 2021
Na arte, é intrigante como um pouco de cor e uma mudança de cenário podem alterar em muito uma imagem. Alguém olhando para uma foto antiga, muito antes de seu tempo, pode achar difícil imaginar ter estado lá. A combinação de tais imagens com versões coloridas as traz à vida!
Entre 1611 e 1624, George Hick, um retratista social e pintor da era vitoriana, chamou esta casa de lar, daí o nome Hick's Court. Esta maravilhosa residência histórica até mesmo possui uma placa junto ao arco que indica quem a possuía.
Igreja de São Martinho, Colônia, Alemanha - 1946 x 2021
Os efeitos da Segunda Guerra Mundial indiscutivelmente deixaram as pessoas atordoadas com a reconstrução e restauração de muitas ruas e edifícios danificados. Infelizmente, a guerra diminuiu ou mutilou gravemente estruturas históricas que significavam muito para as pessoas. Essas estruturas levaram anos de trabalho árduo e atenção aos detalhes para serem reconstruídas.
As igrejas também não foram poupadas pelos horrores da guerra, incluindo a Igreja de São Martinho em Colônia, na Alemanha, que foi inadvertidamente afetada. Felizmente, a restauração tão necessária aconteceu e, como visto nesta foto de 2021, a igreja certamente recuperou mais do que sua antiga glória.
Visita à Galeria de Arte à Tarde - Século XIX x Década de 2000
Assim como ir ao cinema, as famílias costumavam visitar galerias de arte juntas. Não importa quanto tempo tenha passado, a prática persistiu. O mundo parece diferente dos anos 1800, 1900 e 2000, mas certas práticas culturais parecem familiares ao longo dos períodos, mesmo mais de 100 anos depois.
Esta família moderna passou a tarde em uma galeria de arte, assim como a família dos anos 1800 à esquerda. Além da cor e do vestuário, outras coisas são semelhantes, mesmo que sejam dois períodos de tempo diferentes.
O Royal Crescent, Bath, Inglaterra - 1829 x 2020
Enquanto alguns países desfrutam de anos de convivência com a arquitetura moderna, outros introduziram a deles recentemente, em apenas alguns séculos, utilizando materiais e estruturas de construção contemporâneos. O Royal Crescent em Bath, Inglaterra, não se encaixa nessa categoria.
Foi construído entre 1767 e 1774 e é conhecido por formar 30 crescentes de casas classificadas. Essa estrutura aparentemente atemporal é um local famoso para filmes e dramas de época, e não é um edifício governamental, como alguns podem pensar.
Pátio dos Leões, Granada, Espanha - 1840 x 2021
Apostamos que você já encontrou um edifício que não é apenas muito antigo, mas também incrivelmente bonito. Acontece que essas estruturas são abundantes em todo o mundo e elas mantiveram suas formas magníficas ao longo dos tempos, graças à sua cuidadosa manutenção e restauração.
Esta imagem mostra o atemporal Pátio dos Leões em Granada, Espanha. Não mudou muito, exceto pela paleta de cores, aprimoramento elevado e a vegetação ao seu redor. Este pátio oblongo suportado por 124 colunas de mármore branco era o refúgio do governante e de suas amantes.
A Royal Mile, Edimburgo, Escócia - 1847 x 2021
É sempre mágico comparar uma foto antiga com sua aparência nos dias de hoje. Essa comparação ajuda a apreciar as mudanças que ocorreram e a examinar a qualidade das imagens. Sem precisar ir muito longe, essas fotos da Royal Mile em Edimburgo, Escócia, descrevem perfeitamente o que queremos dizer.
A primeira imagem é tão antiga que alguém pode confundi-la com um desenho a lápis até que seja colocada junto à imagem moderna. Ela ganha vida, mostrando as calçadas pavimentadas como a mudança mais significativa.
Buenos Aires, Argentina ao Longo do Tempo - 1925 x 2021
Esses quatro momentos diferentes descrevem perfeitamente o que uma década pode fazer na vida de alguém ou nos edifícios das cidades. Eles mostram como uma base sólida pode formar a base sobre a qual algo pode ser aprimorado sem necessariamente se livrar dele.
Esta é a cidade de Buenos Aires, na Argentina, mostrando um vislumbre de sua transformação de 1925 a 2021, com base em um edifício icônico. O que se destaca é que a base arquitetônica da estrutura não foi alterada, mas se tornou a base para as modificações.
Arco de Constantino, Roma, Itália - 1943 x 2021
Alguns dos marcos únicos que encontramos hoje em dia não se parecem em nada com o que são agora. Portanto, para nos ajudar a entender sua história, contos e fotos entram em jogo, como esta imagem de 1943 do Arco de Constantino.
É uma estrutura antiga construída em 315 D.C. O último grande monumento da Roma Imperial passou por tantas mudanças que as antigas estradas que o rodeavam já não existem, sendo substituídas por um passeio. O maior arco triunfal romano remanescente é um destino turístico, atraindo grandes multidões e receita.
Igreja de São Francisco de Assis, Brasil - 1880 x 2020
Assim como hoje, a igreja desempenhava um papel integral na formulação das normas sociais e da cultura nos tempos antigos. Os locais de culto foram construídos com artesanato excepcional, como visto nesta imagem de 1880 da Igreja de São Francisco de Assis no Brasil.
Quase 150 anos depois, a mesma estrutura permanece uma duplicata do original, exceto por algumas mudanças ao seu redor, incluindo um paisagismo magnífico. Se a primeira foto fosse em preto e branco, teria mostrado uma diferença significativa entre as imagens.
Teatro ao Ar Livre, Bucareste, Romênia - 1916 x 2016
Um encontro casual com uma pessoa mais velha pode desafiar sua definição de diversão e compreensão da cultura. Por quê? Eles aprenderam muito por meio de espetáculos teatrais realizadas em lugares icônicos como este anfiteatro ao ar livre em Bucareste, Romênia. Infelizmente, mentes tão sábias muitas vezes são ignoradas.
No entanto, temos que concordar com eles, já que esta imagem representa um cenário de pessoas se divertindo em um edifício com detalhes arquitetônicos excepcionais. É uma pena o que os últimos 100 anos fizeram a este majestoso lugar.
Entrada Principal do Tivoli, Copenhague, Dinamarca - 1900 x 2018
Algumas das principais cidades do mundo existem há tanto tempo que é fácil esquecer as transformações pelas quais passaram para se parecerem com o que são hoje. Felizmente, algumas delas foram registradas em fotos para que possamos apreciar a magia da mudança.
Em 1900, as pessoas acessavam o Tivoli em Copenhague, Dinamarca, por meio desta entrada; observe seus trajes tradicionais. Mais de um século depois, o mesmo acesso se transformou em uma rua da vida cotidiana, cheia de pessoas e veículos. Ah, e o código de vestimenta também mudou!
Casa de Abraham Lincoln, Springfield, Illinois - 1861 x 2021
É difícil imaginar como certos presidentes dos EUA viviam naquela época, dado como os presidentes recentes têm vivido vidas abastadas na glamorosa Casa Branca. Abraham Lincoln, o 16º presidente dos Estados Unidos, viveu neste modesto e humilde lar de 1844 a 1861.
A estrutura construída em 1839 era, de longe, uma das mais caras e encantadoras daquela época, mas desde então se tornou um patrimônio preservado no Lincoln Home National Historic Site. A instituição fez um ótimo trabalho ao renová-la para que tenha uma aparência moderna e bela.
Estação de Trem de Baker Street - 1863 x 2021
Você consegue imaginar que em 1863 havia congestionamento nas ruas de Londres? O problema era tão grave que a Estação de Baker Street foi construída para solucioná-lo. É uma daquelas coisas que vivemos para desfrutar hoje, embora tenham existido muito antes de nós.
Esta estação de trem subterrânea foi a primeira do seu tipo em todo o mundo, tornando-a a mais antiga estação de trem subterrâneo do mundo. Felizmente, sua integridade estrutural permaneceu intacta. Mesmo as notáveis mudanças modernas que ela passou não a afetaram muito.
Terminal da Estação Grand Central, Cidade de Nova York - 1912 x 2021
Aqueles que se tornaram dependentes da tecnologia de construção de hoje podem nunca apreciar os magníficos edifícios, cidades e estações de trem do passado. Tudo deve ter levado tanto tempo para ficar como estão.
De fato, o esforço valeu a pena, com as estruturas ainda de pé, atemporais. Olhe para esta foto de 1912 da estação Grand Central em Nova York em comparação com a mesma em 2021. Você consegue ver alguma diferença? Bem, além da primeira não ter cores, a estação não envelheceu um dia.
Entrada da Cidade de York - 1865x 2015
Embora não seja mais praticado, a maioria das grandes cidades tinha entradas controladas nos dias de antigamente, cerca de 200 anos atrás. Na verdade, tal ordem ajudava a impor comportamentos, ao contrário de hoje, quando nossos estilos de vida afetaram os comportamentos culturais.
Muitos não entenderiam como as coisas funcionavam antes. A primeira imagem mostra o ponto de entrada para a Cidade de York, na Inglaterra, capturado em 1865. Como as coisas mudaram! Em 2015, o antigo corredor estava agitado com várias atividades, parecendo uma relíquia medieval.
Ponte de Manhattan - 1908 x 2021
Alguns marcos são tão famosos que é difícil imaginar que houve um tempo em que nem sequer existiam. Um espetáculo tão conhecido é a Ponte de Manhattan em Nova York, vista aqui em duas diferentes linhas do tempo. A imagem de 1908 mostra a ponte em suas fases iniciais de construção.
Em 2021, a imagem era totalmente diferente, com todo tipo de modernidade ao seu redor. Foram necessários os esforços combinados de 600 trabalhadores, um orçamento de US$ 15 milhões e 14 anos para terminar esta obra-prima de 1,83 km de comprimento.
Stonehenge, Planície de Salisbury, Inglaterra - 1877 x 2019
Nas planícies de Salisbury, na Inglaterra, encontra-se o magnífico Stonehenge, que se acredita ter cerca de 5.000 anos. É um daqueles marcos pré-históricos que as pessoas podem achar difícil acreditar ou compreender a sua existência, por mais que tentem entender.
Este monumento continua a ser o único círculo de pedra sobrevivente a nível mundial e é a disposição arquitetônica mais sofisticada que se pode encontrar. Olhando para as duas imagens, somos preenchidos com uma sensação avassaladora de que ele existiu e continuará a existir para o resto dos tempos.
Hong Kong – 1964 x 2016
O marcante contraste entre estas duas imagens demonstra de que forma a urbanização afeta o meio ambiente. Não apenas os edifícios parecem crescer, mas também os céus azuis parecem ter desaparecido, à medida que novas estruturas emergem. A Península de Kowloon, em Hong Kong, tornou-se notória pela sua vida noturna, que reluz com imensos letreiros de neon nas ruas.
Também conhecida como o "lado sombrio", a região é densamente povoada, o que faz com que as construções se estendam em direção às encostas das montanhas. No entanto, os viajantes são brindados com experiências únicas devido aos estabelecimentos discretos e autênticos que lá podem encontrar.
Singapura – 2000 x 2016
O desenvolvimento acelerado de Singapura não passa despercebido. O Banco Mundial chegou mesmo a elogiar o país como uma das nações mais habitáveis e economicamente estáveis, graças ao seu foco agressivo na manufatura e na industrialização. Os britânicos controlaram a nação por um século antes de esta conquistar a independência em 1963.
Conforme estas imagens sugerem, a nação asiática teve o cuidado de desenvolver os seus recursos de forma ponderada e de preservar áreas verdes dentro das grandes cidades. De acordo com a ThoughtCo, Singapura possui o porto de transbordo mais movimentado, superando Roterdã e Hong Kong.
Chicago – 1926 x 2011
A partir do Lago Michigan, esta é a vista do horizonte de Chicago. Pouco mudou, exceto que os edifícios cresceram ligeiramente em altura! Isso é bastante interessante porque, de acordo com um artigo na Medium, a cidade foi "hidraulicamente elevada" em alguns pés para resolver um problema de drenagem.
Conhecida como a Capital Ferroviária dos Estados Unidos, Chicago possui mais de 1.300 trens que transportam passageiros e mercadorias para dentro e fora da cidade. O estado altamente urbanizado recebe mais de 50 milhões de visitantes a cada ano.
Floresta Amazônica - 1994 x 2004
A Floresta Amazônica abrange 1,4 bilhão de acres de terra, sendo a região mais biodiversa do mundo, estendendo-se por seis países da América do Sul. Ela abriga as espécies de animais mais exóticas, que enfrentam a ameaça de perder seu habitat, como mostram estas fotos.
Um relatório da DW de 2022 afirma que 17% da floresta foi destruída por incêndios ou desmatamento para a criação de fazendas de gado, represas e minas. De acordo com o The Conversation, há uma necessidade urgente de encontrar uma solução para essa destruição, ou 40% da Amazônia estará perdida até 2050.
A Calota de Gelo de Quelccaya - 1983 x 2008
As geleiras desempenham um papel fundamental no abastecimento de água do mundo, uma vez que armazenam quase três quartos da água doce do planeta. Nesse contexto, a Calota de Gelo de Quelccaya é a maior geleira tropical do mundo, graças aos seus 5.600 metros de altura e 44 quilômetros quadrados de extensão no sudeste do Peru. No entanto, a geleira enfrenta desafios significativos, como demonstram estas imagens.
Ao longo dos anos, ela perdeu mais de um quinto de sua área devido ao derretimento, e a segunda imagem mostra como o maior ponto de saída da calota, Qori Kalis, passou por uma transformação drástica. Esses eventos são indicativos das mudanças climáticas em curso e das ameaças que enfrentamos em relação aos recursos hídricos globais. É essencial tomarmos medidas sérias para proteger esses importantes reservatórios de água doce.
Lago Folsom - 2011 x 2014
Essas imagens lado a lado parecem retratar lugares diferentes, mas na verdade não o fazem! Elas mostram os efeitos da histórica seca na Califórnia, que ocorreu de 2012 a 2016, no Lago Folsom. As imagens ilustram a diferença entre a capacidade do lago de 97% e 17% em um período de três anos.
Foi uma queda massiva para um lago que abastece água para mais de meio milhão de pessoas na região. Os efeitos foram claramente sentidos. Desde então, o estado se adaptou e encontrou maneiras de lidar com o problema, caso ele ocorra novamente.
O Mar de Aral - 1973 x 2009
O Mar de Aral é raramente mencionado da mesma forma que era quando era o quarto maior mar interior do mundo. Localizado na fronteira entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, uma grande parte secou pela primeira vez em 600 anos.
A mudança drástica é atribuída à desviação dos dois rios que alimentam o mar pelos russos na década de 1950. Embora a desvio tenha sido para a irrigação de algodão nas áreas circundantes, o ressecamento deste enorme corpo de água fez mais mal do que bem.
Glaciar Muir – 1890 x 2005
O Alasca é a terra de maravilhas naturais deslumbrantes, como o Glaciar Muir, que tem sido uma atração desde o século XIX. No entanto, ele passou por uma transformação massiva ao longo dos anos, como visto nestas fotos, e não é algo de que o Alasca possa se orgulhar.
Desde 1904, a geleira, segundo relatos, rompeu as montanhas e recuou 44 quilômetros até 2004. Como resultado do desprendimento, numerosos icebergs podem ser constantemente vistos no canal Muir, criado pelas águas do oceano, que encheram o vale e substituíram o gelo.
Lago Mead – 1983 x 2021
O Lago Mead é um grande reservatório no curso principal do Rio Colorado. Embora tenha sido a principal fonte de água e eletricidade na Represa Hoover, começou a secar devido a uma seca que já dura mais de 20 anos.
Os principais contribuintes para a diminuição dos níveis de água do Lago Mead têm sido o crescimento da população, a seca e as mudanças climáticas. Essas fotos mostram a diferença na quantidade de água ao longo dos anos. Felizmente, os níveis estão lentamente se recuperando para o que eram antes.
A quadra de basquete de “Um Maluco no Pedaço” - 1990 x 2016
Os diretores de filmes e programas de televisão sempre desejam que seu trabalho seja o mais autêntico possível, e que lugar melhor para filmar uma cena de basquete do que em uma quadra de basquete real? E foi exatamente isso que a equipe de "Um Maluco no Pedaço" fez.
Essa pessoa conseguiu encontrar a quadra exata usada na filmagem, e que surpresa agradável! Ainda mais interessante, parece que mais detalhes sobre a quadra no Clemente Park and Playground permaneceram os mesmos desde a produção do filme em 1990.
Querida Foto de Infância
A maioria das pessoas daria tudo para reavivar algumas das melhores lembranças de sua infância e as fotografias muitas vezes são a melhor maneira de fazê-lo. Essa ideia inspirou o artista canadense Taylor Jones a criar o projeto "Querida Fotografia". O projeto reuniu fotos do passado e do presente.
Essa pessoa segurou uma foto de si mesma em sua casa de infância, mostrando como ela não tinha mudado muito. Ele adicionou a legenda: "Querida Fotografia, eu estava elegante em um smoking", e não podemos deixar de concordar.
Ártico – 1898 x 2003
Os sinais e os efeitos das mudanças climáticas têm se manifestado de várias maneiras ao longo dos anos. Essas imagens do Ártico com 105 anos de diferença são mais uma prova do perigo evidente, pois a diferença é claramente visível.
Na primeira imagem, mal conseguimos ver a cordilheira atrás de uma parede de geleiras, mas a segunda conta uma história completamente diferente de como o gelo derreteu, levando consigo um habitat natural de diversas espécies, desde ursos polares até focas. Isso é um lembrete urgente da importância de tomar medidas para combater as mudanças climáticas e proteger nosso planeta.
Coliseu
O evocativamente belo Coliseu em Roma é uma das muitas atrações turísticas na Itália e vale a pena uma visita. Não apenas é o maior anfiteatro antigo já construído, mas também foi reutilizado como pedreira e santuário, deixando para trás muita história.
Ao longo dos anos, algumas partes do marco foram destruídas pelos elementos, mas ainda permanece sólido, como permanecerá por anos, graças aos esforços de renovação de vários interessados públicos e privados.
La Manga de Mar Menor
La Manga em Murcia, Espanha, é uma divisão à beira-mar que separa o Mar Mediterrâneo do Mar Menor. Inicialmente conhecida como Palus, era uma baía aberta para o mar, mas passou por industrialização para se tornar uma atração turística significativa, o que teve um grande efeito.
Desde que foi descoberta e transformada na década de 1960, La Manga enfrentou suas próprias dificuldades, incluindo a elevação ocasional do nível da água, como visto na segunda imagem. No entanto, permaneceu como uma renomada estação internacional de esportes aquáticos devido às águas protegidas.